Skip to content
28/10/2025
  • Política de Privacidade
IGUATEMI INFORMA

IGUATEMI INFORMA

As principais notícias de Iguatemi e região

cropped-images.png
Primary Menu
  • Política de Privacidade
OUÇA A RADIO AO VIVO
  • Home
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS
  • Vencedor do Jabuti foi morador de rua e ganhou prêmio com história do pai
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Vencedor do Jabuti foi morador de rua e ganhou prêmio com história do pai

IGUATEMI INFORMA 28/10/2025
3

Escritor André Kondo fala sobre prêmio Jabuti
Um dos vencedores do Prêmio Jabuti, realizado no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (27), é o escritor André Kondo, que levou a categoria juvenil com o livro ‘O Silêncio de Kazuki’.
O livro conta a história do pai de André, um japonês que lutou na Segunda Guerra Mundial e se mudou para o Brasil após a derrota do Japão. Além de relatar uma batalha recente do pai contra um câncer, a obra foca na relação de idas e vindas entre os dois, por conta de uma resistência do japonês ao sonho de filho de ser escritor.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em entrevista à TV Vanguarda, André comemorou o fato de ter vencido o prêmio justamente ao contar a história de quem queria ele seguia um caminho diferente da literatura.
“Quando chamaram meu nome, eu simplesmente desabei e chorei muito. Talvez ninguém tenha compreendido direito o quanto esse Jabuti representa na minha vida como reafirmação de que eu poderia me tornar alguém importante fazendo algo que eu amo, que é escrever”, diz André.
Ele afirmou ainda que pretende ir a Taubaté (SP), onde o pai mora atualmente, para mostrar o prêmio. Eles têm se reaproximado e André, inclusive, cuidou do pai na luta contra o câncer.
“Ao retornar para Taubaté, eu vou levar esse prêmio para mostrar ao meu pai que o filho dele enfim recebeu o mais importante prêmio literário do nosso país, e justamente com a história de um pai que não queria que o filho se tornasse um escritor.”
André Kondo, vencedor do Prêmio Jabuti
Reprodução
Vivência como morador de rua
Em meio aos conflitos com o pai por conta do sonho de se tornar escritor, André chegou a ser morador de rua de quatro meses. Ele pesava cerca de 40 quilos quando decidiu recomeçar.
O período de André nas ruas começou depois de ele viajar o mundo em busca de histórias para um livro e voltar ao Brasil sem dinheiro devido aos custos da viagem. Kondo passou a morar e ser sustentado pela irmã, até uma briga com o pai.
“Foi muito difícil para mim, porque eu estava morando de favor. Eu não tinha dinheiro. Minha irmã estava me sustentando. Então meu pai me questiona se o meu trabalho coloca comida no meu prato e eu respondo de forma atravessada que não, mas que a minha irmã, que me ama, coloca. E aí ele me fala a seguinte frase: ‘se você pensa dessa forma, é pior que um mendigo, porque o mendigo explora quem não conhece na rua e você explora quem te ama’”, lembra André.
“Eu passo quatro meses em situação de rua, principalmente por esse sentimento de fracasso, por não ter conseguido escrever o meu primeiro livro. Durante esses quatro meses eu encontro pessoas com histórias terríveis de vida, que me levam a uma reflexão muito clara: eu não tinha o direito de estar naquela situação com aquelas pessoas, porque eu sempre tive tudo. Tive oportunidades que todas as pessoas que conheci em situação de rua não tiveram.”
André Kondo, vencedor do Prêmio Jabuti
Reprodução/TV Vanguarda
Ao tomar a decisão de recomeçar a vida, André procurou o pai, que trabalhava como motorista na região da praça Santa Terezinha, em Taubaté.
“Quando ele me enxerga naquela situação, bem magro, com 40 e poucos quilos, todo cadavérico, com roupas surradas, entende que o filho aprendeu a lição. O que ele queria me dizer naquela época era simples: se eu tinha o sonho de me tornar escritor, eu tinha que carregar o peso desse sonho nas minhas costas e não devia colocar isso nas costas de ninguém. O sonho era meu.”
Desde então, Kondo correu atrás do sonho de ser escritor e publicou o primeiro livro em 2008. Hoje ele tem 20 livros publicados e afirma que vencer o Prêmio Jabuti é um sonho de criança.
André Kondo, vencedor do Prêmio Jabuti
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

About the Author

IGUATEMI INFORMA

Administrator

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Aleam aprova projetos que reforçam proteção infanto-juvenil e valorizam a cultura
Next: Homem é preso suspeito de estuprar criança de 10 anos, na Paraíba

Você pode ter perdido

homem-preso-estupro
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Homem é preso suspeito de estuprar criança de 10 anos, na Paraíba

IGUATEMI INFORMA 28/10/2025
3
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Vencedor do Jabuti foi morador de rua e ganhou prêmio com história do pai

IGUATEMI INFORMA 28/10/2025
outubro-08-g1-e-10-pa-aleam-aprova-projetos-que-reforcam-protecao-infanto-juvenil-e-valorizam-a-cultura
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Aleam aprova projetos que reforçam proteção infanto-juvenil e valorizam a cultura

IGUATEMI INFORMA 28/10/2025
incendio-serra-do-teixeira-281025
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Incêndio atinge vegetação no Parque Nacional da Serra do Teixeira, no Sertão da PB

IGUATEMI INFORMA 28/10/2025
Copyright © Todos os direitos reservados. | MoreNews by AF themes.