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Toyota Yaris Cross recebe duas estrelas em teste de segurança do Latin NCAP

IGUATEMI INFORMA 11/12/2025
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Toyota Yaris Cross recebe duas estrelas em teste de segurança do Latin NCAP
O Toyota Yaris Cross recebeu duas estrelas no teste de segurança do Latin NCAP, informou o instituto nesta quinta-feira (11). As notas variam de zero a cinco estrelas e este é um dos resultados mais baixos da marca desde 2021.
Segundo o Latin NCAP, o Yaris Cross avaliado neste teste é o modelo vendido e produzido no Brasil, na fábrica da marca em Sorocaba (SP). Para o instituto, o SUV compacto apresentou os seguintes níveis de proteção:
77% de proteção para adultos;
69% para crianças;
56% para pedestres;
58% de proteção com sistemas de assistência à segurança.
Toyota Yaris Cross em crash test
divulgação/Latin NCAP
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Nos testes, foram destacadas as boas proteções para cabeça e parte inferior das pernas de motorista e passageiro em impactos frontais e laterais. Já os pontos considerados mais frágeis foram a proteção do peito e das coxas do motorista em impactos frontais, além do tórax em impactos laterais.
Segundo o Latin NCAP, a proteção de crianças foi preponderante para a nota baixa do Yaris Cross.
“A falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI voltado para trás no banco do passageiro e a falta de sinalização de aviso em conformidade com os requisitos do Latin NCAP explicam a baixa pontuação”, disse a instituição.
Proteção do Toyota Yaris Cross, com verde para áreas mais protegidas e amarelo e laranja para as menos protegidas
divulgação/Latin NCAP
A proteção para pedestres também colaborou, ao demonstrar “falta de assistência de velocidade”, segundo o instituto. Também foram listados problemas com a falta de um sensor para detecção de ponto cego.
Toyota Yaris hatch e sedã também foram mal
Além do novo SUV compacto, as versões hatch e sedã do Yaris foram testas pelo instituto e as notas se repetem: duas estrelas. Os apontamentos do Latin NCAP são parecidos, mas estes dois carros foram piores na proteção de adultos.
Toyota Yaris sedã em crash test
divulgação/Latin NCAP
66% de proteção para adultos;
64% para crianças;
54% para pedestres;
58% de proteção com sistemas de assistência à segurança.
“Infelizmente, os resultados obtidos pela Toyota nesta rodada confirmam uma tendência preocupante. Nos últimos anos, o Latin NCAP tem demonstrado desempenhos abaixo do esperado para a marca, com baixos níveis de proteção para ocupantes adultos e crianças e a ausência de tecnologias-chave de segurança ativa em modelos populares de alta demanda”, apontou Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP.
“É surpreendente que, depois de ser líder na região em veículos seguros, a Toyota tenha relaxado tanto seus padrões internos e lançado no mercado modelos tão relevantes com apenas duas estrelas”, disse Alejandro Ruas, secretário geral do Latin NCAP.
Yaris Cross é o SUV mais barato da Toyota
Toyota Yaris Cross chega para rivalizar com T-Cross, Creta e HR-V
O Toyota Yaris Carros foi anunciado em novembro, como o primeiro SUV compacto com opções híbridas flex do país, um rival para o mercado mais disputado do setor automotivo.
O SUV ainda está em pré-venda e chega às concessionárias em fevereiro de 2026. Ele será oferecido em quatro versões, com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990.
Veja abaixo os valores.
XRE: R$ 161.390;
XRE Hybrid: R$ 172.390;
XRX: R$ 178.990;
XRX Hybrid: R$ 189.990.
O modelo chega para complementar a linha composta por Corolla Cross, SW4 e RAV4, mas aponta sua mira contra Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Fiat Pulse.
O modelo tem motorização inédita no segmento: um sistema híbrido flex que combina um motor 1.5 a combustão com dois motores elétricos — um que atua como gerador de energia para a bateria e outro que auxilia na tração.
Com etanol, o conjunto entrega até 111 cv e promete consumo de 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, segundo o Inmetro. A Toyota não divulga o torque total de seus veículos híbridos.
O motor a combustão oferece 12,3 kgfm de torque, enquanto o elétrico entrega 14,4 kgfm. Contudo, como os valores não se somam diretamente no uso real, a marca não especifica um valor combinado.
Esse conjunto é diferente do usado no Corolla e no Corolla Cross, que contam com um motor 1.8 flex nas versões híbridas, ambos com 122 cv.
As versões não híbridas utilizam o motor 1.5 flex de 122 cv e 15,3 kgfm de torque, combinado ao câmbio CVT Multidrive. Em comparação, o 1.5 flex do Honda WR-V oferece 4 cv e 0,5 kgfm a mais.

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