
Enem 2025 começa neste domingo para 4,8 milhões de inscritos
Candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Ribeirão Preto (SP) consideraram a prova deste domingo (9) trabalhosa e cansativa.
Neste primeiro dia, os estudantes tiveram de responder a 90 questões de linguagem (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) e ciências humanas (45). O tema da redação deste ano, ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’, dividiu opiniões.
No dia 16 de novembro acontece a segunda etapa do exame e os candidatos terão de responder a 90 questões: 45 de matemática e 45 de ciências da natureza.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
As amigas Vitória Miranda Bernardes e Maria Eduarda Moreira Santos, ambas de 17 anos, definiram o primeiro dia de provas do Enem como conteúdo com muito texto e pouca imagem.
“Eu achei a prova bem dinâmica, mas com muito texto e poucas imagens. O tema da redação achei ótimo”, comentou Vitória.
Ao g1, Maria Eduarda disse que adorou o tema da redação. “Deu para explorar bastante e argumentar bem. Achei bem legal”.
ENEM 2025 – DOMINGO (9) – RIBEIRÃO PRETO (SP) – As amigas Vitória Miranda Bernardes e Maria Eduarda Moreira Santos, ambas de 17 anos, completam o primeiro dia de prova
Larissa Vieira/g1
Fernanda Gomes, de 18 anos, avaliou que a prova estava equilibrada, mas admitiu surpresa com o tema da redação.
“A prova estava na medida certa, igual aos outros anos. A redação me pegou desprevenida, porque eu estava esperando outro tema. Assustei, mas fiz”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Veja fotos do primeiro dia de prova em Ribeirão Preto e Franca
g1 terá gabarito extraoficial e fará a correção da prova ao vivo
Ela prestou o Enem pela primeira vez e aproveitou para levar a comida favorita. Enquanto resolvia as questões, conta que fez pausas estratégicas para saborear um combo de sushi.
“Comprei e trouxe 20 peças de sushi. Quase comi tudo”, contou, já do lado de fora da sala de provas, enquanto terminava o que tinha sobrado.
Veja fotos do primeiro dia de prova em Ribeirão Preto e Franca
Prestando Enem pela quinta vez, Letícia Pires, de 29 anos, achou o nível de complexidade do exame mediano. Moradora de Ribeirão Preto, a estudante busca uma vaga em letras ou psicologia.
“Algumas questões tinham textos bem longos, então foi cansativo, mas achei importantes os temas abordados, como machismo, racismo e o próprio etarismo na redação”, avalia.
ENEM 2025 -DOMINGO (9) – RIBEIRÃO PRETO (SP) – Letícia Pires, de 29 anos, presta o Exame Nacional do Ensino Médio pela quinta vez e quer uma vaga em letras ou psicologia
Larissa Vieira/g1
Candidata pela segunda vez, Júlia Andrade Santos, que sonha em cursar direito, achou a prova deste ano mais difícil que a de 2024 e confessa que não gostou do tema da redação.
“O tema da redação não gostei, achei bem fora. Nesse ano tinha muito mais texto e foi mais cansativa”.
ENEM 2025 -DOMINGO (9) – RIBEIRÃO PRETO (SP) – Júlia Andrade Santos sonha em cursar direito e prestou ENEM pela segunda vez
Larissa Vieira/g1
Ansioso pelo segundo domingo de provas, o vestibulando Fabrício Capel avaliou o primeiro dia do Enem como tranquilo, apesar de ter se surpreendido com o tema da redação. Ele tenta uma vaga no curso de gestão financeira.
“Achei as questões fáceis, só algumas que eu não sabia. O tema da redação foi o que eu não esperava. Agora é esperar pelo próximo domingo”.
ENEM 2025 -DOMINGO (9) – RIBEIRÃO PRETO (SP) – Fabrício Capel avaliou o primeiro dia do Enem como tranquilo
Larissa Vieira/g1
Pedro Henrique Vieira, de 18 anos, considerou o primeiro dia de prova difícil.
“Muito texto pra ler, achei muito cansativo. Chegou uma hora que as palavras começaram a embaralhar e foi daí pra baixo. O tema da redação, achei muito importante, principalmente, porque ninguém hoje em dia fala sobre idosos, foi inesperado”.
A estudante Beatriz Padovani, de 18 anos, prestou Enem pela primeira vez e confessa que achou a prova complicada.
“Eu achei bastante complicada, é a primeira vez que eu faço. Sobre o tema da redação, ninguém esperava, eu acredito, e não tive muita base para construir. É um tema que eu acho que ninguém estava preparado”.
Aos 17 anos, Arthur Milani, que sonha em cursar economia, avaliou o primeiro dia do Enem como desafiador.
“Achei a prova muito interpretativa, cansativa, mas dentro do esperado, tirando a redação. A redação foi uma surpresa, mas consegui fazer, na medida do possível.”
ENEM 2025 -DOMINGO (9) – RIBEIRÃO PRETO (SP) – Aos 17 anos, Arthur Milani, que sonha em cursar Economia, avaliou o primeiro dia do Enem como desafiador
Larissa Vieira/g1
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
