
Moradores se impressionam com ‘arco-íris de fogo’ no céu de Presidente Prudente (SP)
Moradores se impressionaram e registraram um fenômeno conhecido como “arco-íris de fogo”, que coloriu o céu por alguns minutos na manhã desta segunda-feira (10), em Presidente Prudente (SP). Assista ao vídeo acima.
Nas imagens, é possível ver nuvens finas e altas que formaram uma faixa no céu. Em uma das extremidades, um pequeno arco colorido chamou a atenção dos moradores, que descreveram o fenômeno como uma “linda criação de Deus”.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Ao g1, Jonathan Ventura, 36 anos, conta que estava arrumando o pátio para receber uma mercadoria quando se deparou com a cena no Jardim América. “Estava no trabalho e, quando olhei para o céu, me deparei com essa linda criação de Deus. Estava assim, lindo”.
Moradores se impressionam com ‘arco-íris de fogo’ no céu de Presidente Prudente (SP)
Jonathan Ventura/Arquivo pessoal
Enquanto no Jardim Aviação, aproximadamente 3,5 quilômetros de distância do outro ponto da cidade, a avó de Kananda Oliveira, 31 anos, avistou o “arco-íris de fogo” falou para a neta observar também.
“Fiquei impressionada em ver o fenômeno, foi incrível de presenciar. Muito lindo nunca tinha visto”, destaca a moradora ao g1.
O que é “arco-íris de fogo”?
O doutor em Física e climatologista Vagner Camarini explica ao g1 que o fenômeno é semelhante ao da formação do arco-íris tradicional. “Isso ocorre quando a luz solar atravessa áreas da alta atmosfera que contêm partículas de água e gelo, provocando a reflexão e, às vezes, a decomposição da própria luz”, detalha o especialista.
Segundo ele, o formato diferenciado se deve à distribuição dessas partículas na atmosfera. “Essa disposição chamou a atenção, mas, como toda nuvem, sua forma é dinâmica e depende muito do momento em que estamos olhando”, completa.
Moradores se impressionam com ‘arco-íris de fogo’ no céu de Presidente Prudente (SP)
Kananda Oliveira/Arquivo pessoal
Já o formato da nuvem depende da quantidade de partículas existentes, da velocidade do vento e da incidência da luz naquele instante, segundo o especialista.
O tipo de nuvem observada na manhã desta segunda-feira pelos moradores de Prudente é considerada Cirrus (CI), “com aspecto delicado, sedoso ou fibroso, de cor branca brilhante”, segundo descrição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
“São nuvens que se formam na alta troposfera, a mais de 10.000 metros de altitude e temperaturas abaixo de 0 °C. Devido aos ventos de altitude elas ficam com aparência de fio finos”, completa o especialista Vagner Camarini.
Um caso parecido foi observado por moradores de Arealva (SP) em 2017. Na época, ao g1, o meteorologista Fernando Tavares, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp de Bauru, disse que o “arco-íris de fogo” é conhecido também como arco circunzenital.
‘Arco-íris de fogo’ aparece em Arealva e encanta população da cidade
Gabriel Vinicius da Silva Santos/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
