
Espetáculo infantil “A voz que vem de dentro” do Teatro Iurupari
Divulgação
O Teatro Iurupari, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), apresenta, neste sábado, 1º de novembro, o espetáculo infantil “A voz que vem de dentro”.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A apresentação é resultado do Núcleo de Crianças e Adolescentes, a partir das atividades realizadas em 2024 e 2025, e faz parte da programação do Teatro Iurupari deste ano. É uma peça infantil, com duração de, aproximadamente, 45 minutos e com classificação Livre.
Com entrada gratuita, a apresentação será às 19h no auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa em Santarém.
Sobre o espetáculo
O Núcleo de Crianças e Adolescentes do Teatro Iurupari começou a montagem do Espetáculo “A voz que vem de dentro” em agosto de 2024. É uma adaptação livre da obra “Vamos brincar de máscara?”, do autor Luciano Luppi. A peça apresenta um musical infantil com o uso de máscaras que ensina crianças sobre brincadeiras e a lidar com seus medos.
O personagem “Cara de Nada” ajuda as crianças a explorarem diferentes máscaras e sentimentos por meio de jogos e canções. A peça apresenta o medo, o compromisso, a responsabilidade e o fingimento como parte de tudo que somos, brincando com o enigma das máscaras. Assim, ao compreender todas essas fases, é possível desvendar o enigma ouvindo a voz que vem de dentro.
A montagem cênica foi concebida a partir de jogos teatrais e dramatúrgicos que envolveram cantigas de roda, brincadeiras infantis e a disposição das próprias crianças e adolescentes em executar o processo teatral.
Teatro Iurupari
O Teatro Iurupari foi criado na Ufopa em março de 2015, formado por um grupo de pessoas que desenvolvem o exercício da experiência teatral com culminância em apresentações teatrais. Consolidou-se em um projeto de extensão e cultura com atividades artísticas no âmbito acadêmico, envolvendo comunidade acadêmica e sociedade em geral.
Crianças e jovens aprendem técnicas de teatro no projeto Iurupari, em Santarém
Os núcleos formativos do Teatro Iurupari ocorrem aos sábados no auditório Wilson Fonseca e no Espaço de Formação Cultural da Unidade Rondon da Ufopa.
A proposta tem o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced).
Núcleo de crianças e adolescentes
O Núcleo de Crianças e Adolescentes compõe o Teatro Iurupari com objetivo de introduzir a experimentação do teatro a pessoas com idades entre 10 e 15 anos, visando o contato com a formação da arte da representação.
O teatro é apresentado aos participantes como possibilidade de compreender suas diversas atuações sociais, que potencializam a leitura e a percepção de características corporais, vocais e intelectuais. O núcleo iniciou em março de 2025 com o desenvolvimento de atividades integrativas e interativas, potencializando a atuação do corpo, da voz e das expressividades.
Foram utilizados textos formativos, brincadeiras infantis e jogos teatrais e dramáticos, explorando o universo imaginário dos participantes para a representação.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
