
Enem 2025: RJ é o estado com mais inscritos acima de 60 anos
O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de candidatos acima de 60 anos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. São 3.087 pessoas, quase o dobro do registrado em 2023 (1.588), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação. As provas serão aplicadas nos próximos dois domingos.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Entre esses candidatos está Wanda Santos, de 68 anos, moradora de Santa Cruz, na Zona Oeste. Depois de uma vida dedicada à família e ao trabalho, ela decidiu tentar uma vaga no ensino superior.
“Eu quero me tornar uma psicóloga pra ajudar pessoas (…). O mundo ta um pouco estressante e pessoas precisam desestressar. Tudo na vida é bom, é uma boa conversa sara uma ferida”, disse Wanda.
Enem 2025: RJ é o estado com mais inscritos acima de 60 anos
Reprodução TV Globo
Wanda estuda em uma sala improvisada nos fundos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde funciona um pré-vestibular social que oferece aulas gratuitas para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Todo o trabalho é realizado por voluntários.
No mesmo projeto, o sapateiro Domingos Moraes, de 64 anos, tenta realizar o sonho de cursar Geografia.
“Devido a saúde e acidente que tive, a idade chegou e eu ainda procurava a buscar estudar, mas ficava naquela dúvida: ‘Será q vai dar certo’. Mas os professores foram me animando”, contou.
“Já consigo ver o futuro, me sinto uma pessoa preparada pro futuro”.
O estudante disse ter um cuidado maior com a rotina de estudos às vésperas do exame, mas não diminui a intensidade.
“Até domingo vou me segurar em casa e estudar. Vou refletir um pouco daquilo que estudei e vou partir pra prova”, afirmou Domingos.
Para muitos candidatos mais velhos, a experiência de vida ajuda a lidar com a ansiedade.
“Nós já passamos por ansiedade (…) então a gente já sabe conciliar. Fingir que tá tudo bem e vai dar tudo certo”, disse Wanda.
Ela também aproveita a sua caminhada para incentivar os mais jovens.
“Nunca parem de estudar. Mesmo se você terminou, continue”, orientou Wanda.
