Skip to content
18/12/2025
  • Política de Privacidade
IGUATEMI INFORMA

IGUATEMI INFORMA

As principais notícias de Iguatemi e região

cropped-images.png
Primary Menu
  • Política de Privacidade
OUÇA A RADIO AO VIVO
  • Home
  • Economia
  • Censo 2022: 64% dos moradores em favelas e comunidades vivem em vias sem a presença de árvores
  • Economia

Censo 2022: 64% dos moradores em favelas e comunidades vivem em vias sem a presença de árvores

IGUATEMI INFORMA 05/12/2025
rocinha_upp1_s

Censo: IBGE divulga características sobre as vias de favelas e comunidades
Dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (5) mostram que 64% dos moradores em favelas e comunidades vivem em vias sem a presença de árvores.
Segundo os pesquisadores, os dados ilustram disparidade da cidade dentro e fora das 20 maiores favelas do país. Fora dessas áreas, a proporção dos brasileiros que vivem em trechos de ruas sem nenhuma árvore é de 31%, por exemplo.
🔍 A pesquisa desta sexta foca nas características ao redor dos domicílios em favelas e comunidades urbanas. Segundo o IBGE, esse recorte é fundamental para permitir que o Estado e outras iniciativas direcionem esforços para territórios com demandas específicas.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
🌳Presença de árvores
Os dados do Censo mostram que mais de 10 milhões de pessoas vivem em vias sem nenhuma árvore em favelas ou comunidades urbanas. Por outro lado, 5,7 milhões de habitantes residem nesses territórios em trechos de ruas arborizadas.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, tem apenas 3,5% dos moradores vivendo em locais com ao menos uma árvore na via. A proporção na cidade fora de favelas e comunidades é de 26%
Os melhores índices entre as 20 maiores favelas estão nas comunidades Sol Nascente, no Distrito Federal (DF), Zumbi dos Palmares/Nova Luz e Grande Vitória, ambas em Manaus (AM), com 71%, 58% e 46% de seus habitantes em vias com árvores, respectivamente.
🚶Situação das calçadas e passeios
A acessibilidade nas maiores favelas e comunidades do país também foi registrada pela presença de calçadas sem obstáculos e rampas. Nas 20 maiores favelas, apenas 2,4% dos moradores viviam em trechos de calçadas sem obstáculos. Em duas das maiores, a Rocinha, no Rio de Janeiro, e Grande Vitória, menos que 0,5% dos moradores viviam em trechos de calçadas sem obstáculos.
Por outro lado, Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo (SP), Baixadas da Estrada Nova Juruna e Baixada da Condor, em Belém (PA), são as que tem mais de 5% dos moradores com calçada sem obstáculo. A proporção é menor que o percentual no Brasil fora delas (22%).
🛣️ Pavimentação das vias e sua capacidade máxima
Outro aspecto registrado pelo IBGE é a pavimentação das vias (a cobertura com cimento, asfalto, entre outros materiais de calçamento). Em favelas e comunidades, 78% vivem em vias pavimentadas, ante 92% fora desses territórios.
Em favelas e comunidades, 78% dos moradores vivem em vias pavimentadas — fora desses territórios, o índice chega a 92%.
O IBGE também avaliou a capacidade máxima das vias, isto é, o maior porte de veículo que conseguem comportar. 62% dos moradores de favelas (mais de 10 milhões de pessoas) vivem em locais onde veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, conseguem circular. Fora das comunidades, essa proporção é superior a 93%. Essa limitação impacta diretamente serviços essenciais, como a coleta de lixo e o acesso de ambulâncias.
De acordo com o IBGE, esse indicador pode impactar na chegada de serviços como ambulâncias e coleta de lixo em algumas localidades.

Segundo o Leticia Giannella, Gerente de Favelas e Comunidades Urbanas do IBGE, analisar especificamente as favelas permite compreender melhor suas particularidades:
“Esse foi o primeiro momento que a gente conseguiu de fato evidenciar essa diferença, essa desigualdade socioespacial, a partir do momento que a gente tem os dados de favela e os dados de entorno, é, com o mesmo questionário que foi feito dentro e fora de favelas”

About the Author

IGUATEMI INFORMA

Administrator

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Dólar opera em queda com mercado à espera dos dados de inflação nos EUA; bolsa avança
Next: Itaú ultrapassa a Petrobras e se torna a empresa mais valiosa da bolsa brasileira

Você pode ter perdido

  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Lula conversa com jornalistas no Palácio do Planalto; ASSISTA

IGUATEMI INFORMA 18/12/2025
whatsapp-image-2020-01-01-at-000409
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Programação do Réveillon Manaus 2026 é divulgada com shows nacionais gratuitos; veja quem se apresenta

IGUATEMI INFORMA 18/12/2025
14190723
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição de quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

IGUATEMI INFORMA 18/12/2025
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Lula nega privatização dos Correios: ‘Não tenho interesse em ter uma estatal levando prejuízo’

IGUATEMI INFORMA 18/12/2025
Copyright © Todos os direitos reservados. | MoreNews by AF themes.