Skip to content
23/12/2025
  • Política de Privacidade
IGUATEMI INFORMA

IGUATEMI INFORMA

As principais notícias de Iguatemi e região

cropped-images.png
Primary Menu
  • Política de Privacidade
OUÇA A RADIO AO VIVO
  • Home
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS
  • Brasil emite certidão de óbito de pianista brasileiro desaparecido às vésperas do golpe militar na Argentina
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Brasil emite certidão de óbito de pianista brasileiro desaparecido às vésperas do golpe militar na Argentina

IGUATEMI INFORMA 23/12/2025
tenorinho

Depois de 50 anos, Argentina identifica corpo de pianista morto em Buenos Aires
A certidão de óbito do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenório Jr., foi emitida pelo 4º Ofício do Gama, no Distrito Federal. A informação foi confirmada ao g1 nesta terça-feira (23) pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Ainda segundo a pasta, o documento foi expedido após um pedido da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O corpo do pianista só foi identificado em setembro deste ano, 49 anos após o seu desaparecimento em Buenos Aires. A confirmação veio por meio de exames de impressões digitais realizados com apoio da Justiça argentina e da Embaixada do Brasil.
Tenório Jr. desapareceu em março de 1976, às vésperas do golpe militar argentino, em um contexto de repressão coordenada pelas ditaduras sul-americanas, conhecido como Operação Condor (veja detalhes abaixo).
Também em setembro deste ano, a família do artista recebeu o laudo oficial que aponta a causa da morte. Segundo o documento, ele foi executado com cinco tiros: um na cabeça, dois no braço esquerdo e três no tronco do músico.
Tenório Jr: quem foi o pianista, parceiro de Vinicius de Moraes, sumido na ditadura argentina e identificado morto 50 anos depois
Quem foi Tenório Jr.
Corpo de pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Jr. morto pela ditadura argentina é identificado
Reprodução
Francisco Tenório Cerqueira Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 4 de julho de 1940, no bairro das Laranjeiras. Aos 15 anos, iniciou sua formação musical com acordeão e violão, até se dedicar ao piano — instrumento que o consagraria como um dos maiores nomes do samba-jazz e da bossa nova.
Na década de 1970, tornou-se figura central no Beco das Garrafas, reduto da música instrumental brasileira em Copacabana. Com estilo sofisticado e domínio técnico, Tenório Jr. participou de festivais, turnês e gravações históricas, deixando sua marca em álbuns antológicos.
Tenório Jr. colaborou com grandes nomes da música brasileira, como Vinicius de Moraes, Toquinho, Wanda Sá, Leny Andrade e Edson Machado. Era conhecido por sua habilidade como acompanhante em shows e gravações, contribuindo para a consolidação da bossa nova e do samba-jazz.
Em março de 1976, o pianista embarcou em uma turnê pela Argentina e Uruguai ao lado de Vinicius de Moraes, Toquinho, Mutinho e Azeitona. Após uma apresentação no Teatro Gran Rex, em Buenos Aires, saiu do hotel Normandie e nunca mais voltou.
Desaparecimento
Segundo investigações, Tenório Jr. foi confundido com um militante político e detido por agentes do serviço secreto da Marinha argentina. Ele teria sido levado para a Escola de Mecânica da Armada (ESMA), centro clandestino de detenção e tortura, onde foi mantido por nove dias antes de ser executado.
Seu corpo foi encontrado em 20 de março de 1976 em um terreno baldio e enterrado como indigente no Cemitério de Benavídez. Na época, o desaparecimento teve pouca repercussão no Brasil, devido à censura imposta pela ditadura militar.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

About the Author

IGUATEMI INFORMA

Administrator

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Aeroporto de Congonhas recebe aval do governo federal para operar voos internacionais
Next: VÍDEOS: NE1 de terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Você pode ter perdido

cesp-uhe-porto-primavera-270224
  • Economia

Conta de luz: Aneel rebaixa bandeira tarifária para verde em janeiro de 2026

IGUATEMI INFORMA 23/12/2025
foto-06
  • Economia

Qualidade da Essential Nutrition atravessa fronteiras e chega aos EUA

IGUATEMI INFORMA 23/12/2025
  • Economia

Reforma tributária: penalidade por não preencher nota fiscal com impostos sobre consumo deve começar até junho, indica Receita

IGUATEMI INFORMA 23/12/2025
vagas-sisu-2025
  • Educação

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro; confira o cronograma

IGUATEMI INFORMA 23/12/2025
Copyright © Todos os direitos reservados. | MoreNews by AF themes.