
Grupo de moradores de Tramandaí antes de passagem de furacão na Jamaica
Imagem cedida/ Prefeitura de Tramandaí
Um grupo de de 19 moradores de Tramandaí, no Litoral Norte do RS, está retido na Jamaica após a passagem do furacão Melissa, que atingiu o país na última terça-feira (28) e deixou, ao menos, 49 mortos.
O fenômeno, classificado como categoria 5 (a mais severa na escala de intensidade), chegou com ventos de até 298 km/h, provocando destruição em diversas regiões.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os dois principais aeroportos jamaicanos foram severamente danificados, o que impossibilita a operação de voos comerciais. Apenas uma pista, destinada a aeronaves militares, segue em funcionamento.
O governo do RS diz que entrou em contato com o embaixador Antônio Ricarte, encarregado de negócios da embaixada brasileira na Jamaica. De acordo com ele, os moradores do RS estão hospedados em dois hotéis próximos ao aeroporto de Montego Bay. A expectativa é que eles consigam embarcar em voos comerciais já nesta sexta-feira (31).
Veja rastro de destruição deixado pelo furacão Melissa na Jamaica
Diante da complexidade da situação, o prefeito Juarezinho acionou o Governo do Rio Grande do Sul e o Ministério das Relações Exteriores. A mobilização conta com o apoio dos deputados Luciano Silveira (estadual) e Alceu Moreira (federal), que estão em contato direto com o Itamaraty, o consulado brasileiro na Jamaica e outras autoridades envolvidas no processo de repatriação.
A administração municipal também mantém diálogo com os viajantes.
“Estamos cientes da preocupação das famílias e da angústia dos nossos cidadãos que estão fora do país. Vamos continuar trabalhando junto às autoridades para garantir que todos possam retornar em segurança o quanto antes”, afirma o prefeito Juarezinho.
