Skip to content
27/10/2025
  • Política de Privacidade
IGUATEMI INFORMA

IGUATEMI INFORMA

As principais notícias de Iguatemi e região

cropped-images.png
Primary Menu
  • Política de Privacidade
OUÇA A RADIO AO VIVO
  • Home
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS
  • Casa Branca publica foto de Lula e Trump: ‘grande honra estar com o presidente do Brasil’
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Casa Branca publica foto de Lula e Trump: ‘grande honra estar com o presidente do Brasil’

IGUATEMI INFORMA 26/10/2025
g4lqth7wgaanm-c

Veja na íntegra o encontro de Lula e Trump na Malásia
A Casa Branca postou neste domingo (26), uma foto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimentando o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois líderes se encontraram durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
“É uma grande honra estar com o presidente do Brasil. Acho que conseguiremos fechar bons negócios para ambos os países. Sempre tivemos um bom relacionamento — e acho que continuará assim”, disse o presidente, segundo publicação da Casa Branca em suas redes sociais.
Initial plugin text
Essa foi a primeira vez que os líderes se encontraram oficialmente para conversar sobre as tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras. Antes disso, Trump e Lula chegaram a falar por telefone e se encontraram brevemente na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro.
Em entrevista a jornalistas após a reunião, o ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o encontro foi positivo, e reiterou que Lula voltou a pedir a suspensão das tarifas durante o período de negociação.
“Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral”, afirmou.
A expectativa do governo brasileiro era de um encontro entre as equipes ainda na noite deste domingo, no horário da Malásia, segundo o chanceler Mauro Vieira. Houve, entretanto, uma conversa por telefone entre ele e Jamieson Greer, e o encontro ficou para a manhã de segunda-feira (27).
“Nós esperamos em pouco tempo agora, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, completou Vieira, reiterando que os representantes brasileiros devem pedir que as tarifas sejam suspensas durante o período de negociação.
Vieira também informou que os líderes estabeleceram a necessidade de uma visita recíproca.
“O presidente Trump quer ir ao Brasil e o presidente Lula aceitou também, disse que irá com prazer aos Estados Unidos no futuro”, disse o chanceler.
ENTENDA: quais os próximos passos depois da reunião entre Lula e Trump?
Falas sobre Bolsonaro
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, afirmou que os presidentes não abordaram diretamente a questão do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a reunião.
“O que o presidente Lula usou como exemplo é a injustiça da aplicação da Lei Magnitsky contra algumas autoridades do STF [Supremo Tribunal Federal] e o quão injusta é a aplicação dessa lei sobre esses ministros porque repeitou-se o devido processo legal e não há nenhuma perseguição política ou jurídica”, afirmou o secretário.
Durante entrevista a jornalistas mais cedo, feita antes da reunião, Trump disse que se sente mal pelo que Bolsonaro passou no Brasil.
“Eu sempre gostei dele. Eu me sinto muito mal sobre o que aconteceu com ele. Sempre achei que ele era um cara honesto, mas ele passou por muita coisa”, afirmou o republicano.
Interlocução com a Venezuela
Segundo Vieira, o presidente Lula também teria abordado a situação entre os EUA e a Venezuela, tendo se prontificado a ser um contato de comunicação entre a Venezuela e os Estados Unidos.
“O presidente Lula disse que a América do Sul é uma região de paz e se prontificou a ser interlocutor, como foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países”, disse o chanceler.
“[Lula também disse] que o Brasil estará sempre disposto a atuar como elemento da paz e do entendimento, o que sempre foi a tradição do Brasil e continuará sendo”, completou.
Lula e Trump se encontram na Malásia.
Ricardo Stuckert/PR

About the Author

IGUATEMI INFORMA

Administrator

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Dracena realiza o último mutirão de limpeza de 2025 para combater a dengue; confira cronograma
Next: Mulher é morta a facadas após discussão por ventilador no Piauí

Você pode ter perdido

tecido-bagaco-cana-de-acucar
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Aluno diz que ideia de criar tecido com bagaço da cana-de-açúcar surgiu do desejo de ‘transformar algo que é jogado fora em algo útil’

IGUATEMI INFORMA 27/10/2025
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Costa Barros tem noite de tiroteios entre facções; PM intervém, e 2 são mortos

IGUATEMI INFORMA 27/10/2025
27merenda3
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Funcionárias são flagradas desviando merenda de escola municipal no Alto da Boa Vista e acabam detidas

IGUATEMI INFORMA 27/10/2025
whatsapp-image-2025-10-26-at-21.26.15.jpeg
  • PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Homem morre e mulher fica ferida após acidente com caminhão na TO-080

IGUATEMI INFORMA 27/10/2025
Copyright © Todos os direitos reservados. | MoreNews by AF themes.