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De Star Wars a Oppenheimer: o que filmes e séries podem ensinar sobre química e física para o vestibular

IGUATEMI INFORMA 13/11/2025
Rey (Daisy Ridley) aparece de capa preta com sabre de luz vermelha em novo trailer de ‘Star Wars Episódio IX: Ascensão Skywalker’
Reprodução/YouTube/StarWars
Filmes e séries de sucesso, como Oppenheimer, Breaking Bad e Star Wars, podem ser grandes aliados na preparação para o Enem. Professores explicam que, embora o exame raramente use referências diretas da cultura pop, muitas produções ajudam a compreender de forma prática conceitos de física e química que caem na prova, como radioatividade, eletricidade, óptica e reações.
Ao conectar ciência e entretenimento, eles afirmam que o estudante consegue visualizar melhor fenômenos do dia a dia e reforçar o aprendizado de forma leve e contextualizada, como explica o professor de física Wander Azanha, do Colégio Oficina do Estudante. “É muito mais fácil para eles olhar para algo em um filme e tentar relacionar com a vida real”, comenta.
“Exemplos clássicos: a maneira que eles tratam a gravidade dentro de naves […] como fazer um paralelo disso com a vida real? Usando, por exemplo, uma centrífuga ou uma nave que gira em torno de um eixo para tentar simular a gravidade. Exercícios da Fuvest, da Unicamp, já caíram assim”.
A segunda prova do Enem será aplicada neste domingo (16). Os candidatos encaram as áreas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza, o que inclui 45 questões de biologia, física e química.
📚 Esta reportagem compõe o projeto Vestibulou, uma parceria do g1 Campinas com a EPTV para divulgar informações relacionadas aos principais vestibulares e ajudar na preparação dos estudantes.
Os conceitos dentro da fantasia
Azanha e Pietro Escobar, professor de química do Oficina do Estudante, apresentaram uma lista de conceitos e situações que podem ser encontrados nessas produções de ficção. Alguns são mais próximos da realidade, enquanto outros podem ser o completo oposto. No entanto, eles reforçam que em todos é possível encontrar um ponto de comparação, o que exige do aluno um olhar analítico.
“Oppenheimer é um filme sensacional para falar de química e física, dá para tirar questões maravilhosas daí. Então, eu de repente apostaria em uma questão relacionada com o Oppenheimer, para falar de radioatividade”, comenta Pietro Escobar. Veja a relação destacada pelos professores a seguir:
Sabres de luz: Azanha usa o exemplo do sabre de luz de “Star Wars” para mostrar que, na vida real, a luz não se “prende” a um metro e meio e não colide com outra luz, pois feixes de luz se atravessam.
Som no Espaço: muitos filmes mostram explosões sonoras no espaço, mas o som, sendo uma onda mecânica, precisa de um meio (sólido, líquido ou gás) para se propagar. O professor cita a exceção do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, que trata o silêncio no vácuo de forma correta.
Velocidade em motores de dobra: tais máquinas, que permitem viajar em velocidades múltiplas da luz, podem servir como referência para que os alunos apliquem a equação de velocidade para cálculo de tempo e distância, por exemplo.
Cristalização e purificação: a série “Breaking Bad” fala sobre nível de pureza e cristalização, uma técnica barata e eficaz para purificação de materiais. Um paralelo, por exemplo, é a produção de suplementos alimentares (creatina, whey), que também utilizam cristalização.
Eletroquímica e pilhas: em uma cena da mesma série, o personagem Walter White constrói uma pilha improvisada com objetos rudimentares (cobre e zinco) para ligar o trailer. A prática é um exemplo da ‘pilha de Daniell’.
Radioatividade e Energia: o filme “Oppenheimer” é considerado um bom material para quem quer se aprofundar em temas de química e física que envolvem radioatividade.
Transição eletrônica e teste de chama: Pietro cita uma cena da animação “Elementos”, em que a chama muda de cor ao entrar em contato com cristais. O efeito ilustra o fenômeno da transição eletrônica e o teste de chama, que já foi tema de vestibulares.
Física moderna: Azanha explica que o vestibular pode trazer como pano de fundo essas histórias para cobrar a equação famosa de Einstein (E = mc²) ou a constante de Planck (E=hf).
Atenção especial ao Enem: Pietro ressalta ainda que o exame tem como principal característica fazer uma ponte entre a teoria e o conhecimento empírico da população de forma a atingir também aqueles que não tiveram acesso à educação formal, mas que conhecem a ciência pela vivência.
Já Azanha lembra que os estudantes precisam de atenção redobrada na leitura dos enunciados, pois tendem a ser longos e complexos e podem causar confusão na hora da resolução. Ele diz que há possibilidades de a cultura pop servir como base para elaboração de questões.
“Filmes e séries de ficção científica também podem inspirar exercícios, especialmente em vestibulares como o da Unicamp”, disse.
Em seu filme, Nolan tenta refletir sobre como Oppenheimer precisou lidar com as consequências da bomba
UNIVERSAL PICTURES via BBC
O que esperar do Enem em 2025?
Segundo Azanha e Escobar, o Enem privilegia temas que têm aplicação direta na rotina e no interesse da população. Outra característica é que frequentemente são elaboradas questões sobre o meio ambiente, algo que este ano pode aparecer com mais força devido a COP30.
Por isso, além dos filmes, eles fazem apostas sobre temas que podem aparecer na prova desse ano.
🧪 Química:
Combustíveis: a prova sempre trata de questões de consumo de combustível e a busca por combustíveis amigáveis para o meio ambiente. As questões costumam exigir que o aluno faça relações entre a quantidade de energia gerada e a quantidade de CO2 produzida.
Reações orgânicas: são frequentes, aparecendo em temas como a saponificação — que é a produção de sabão em casa, que pode ser uma solução para não descartar óleo na pia.
Eletroquímica: questões de pilha ou o fenômeno do enferrujamento (corrosão) de objetos do dia a dia, como portões e facas, sempre aparecem.
Cálculo estequiométrico e concentração de soluções: são conceitos centrais que se relacionam diretamente com o cotidiano. O professor exemplifica que uma questão de concentração pode falar sobre a dosagem de um remédio que a mãe precisa dar ao filho.
🧲 Física:
Eletricidade: pode ser cobrada e com foco em gasto de energia em residências, indústria ou cidade, além de circuitos elétricos simples.
Ondulatória e óptica: ondulatória pode aparecer em interface com a biologia. Em ótica, a cobrança se estende além das luzes visíveis, abrangendo cores e invisíveis (como raio X, raios gama, ultravioleta e infravermelho).
Potência elétrica (eletricidade) e potência mecânica (automóvel).
Calorimetria e termodinâmica: devem cair questões sobre o aquecimento de água (para um chá ou para produção), e a parte de gases com termodinâmica. Pode ter interdisciplinaridade com geografia ao a=bordar gases de efeito estufa.
Cinemática: cobrança de equações do movimento em situações reais (carro, dispositivo em movimento).
Magnetismo: tópico de grande importância e que aparece regularmente no Enem.
Densidade e empuxo: a questão pode abordar o aumento do nível dos oceanos devido ao derretimento de gelo.
Lançamento oblíquo: utilização de conflitos modernos como os que ocorrem em Gaza ou na Ucrânia para contextualizar exercícios sobre projéteis ou queda livre de bombas.
Dinâmica de movimento e impulso: tomar como base esportes como o chute de uma bola para gerar questões nessas áreas.
Vestibulou: Professora de química dá dicas para o vestibular
Conselhos para a reta final
Para os estudantes que estão se preparando, os professores aconselham:
Estude provas antigas: é interessante pegar provas anteriores e refazê-las, focando nos conceitos mais cobrados.
Descanso: nos últimos dias não adianta tentar absorver todo o conhecimento que não foi adquirido ao longo do ano. É melhor selecionar o que achar mais importante para revisar, mas ir descansado para a prova.
Mantenha a calma: ficar calmo e tranquilo é fundamental, pois tudo o que será cobrado na prova foi construído ao longo do ensino médio.
Leia e Interprete: mesmo para quem não conseguiu estudar o suficiente, a dica é tentar extrair o máximo de informação dos textos de apoio e tentar fazer alguma relação com a lógica do cotidiano.
Tenha estratégia: não fique muito tempo em uma questão que não está conseguindo responder, deixe uma anotação ao lado dela e volte depois.
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