
Festival do açaí celebra também a arte e a cultura
Divulgação
A comunidade Piquiatuba, situada na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, no oeste do Pará, já está em contagem regressiva para a 19ª edição do Festival do Açaí, considerado o maior evento cultural, folclórico e turístico da região. Marcado para sábado (15), o festival deste ano traz o tema “Açaí, o fruto da sustentabilidade dos povos da Amazônia” e promete reunir visitantes de várias partes do Brasil e até do exterior.
Organizado pela Associação Cultural Folclórica Turística Piquiatuba, o evento tradicional destaca não apenas o sabor do açaí, mas também o protagonismo das comunidades da Flona, que todos os anos apresentam danças, músicas e manifestações que valorizam a cultura da região.
Programação
A festa inicia cedo, às 5h, com alvorada e queima de fogos, marcando oficialmente o início das celebrações.
Ao meio-dia, haverá exposição e venda de derivados do açaí, produzidos pelos próprios comunitários, oportunidade para visitantes conhecerem a diversidade gastronômica do fruto mais simbólico da região.
Um dos momentos mais esperados será às 15h, quando ocorre o tradicional desafio do vinho de açaí, em que competidores tentam beber a maior quantidade da bebida em apenas 15 segundos. Logo em seguida, às 15h30, começa o torneio quadrangular, com participação de clubes convidados.
Às 18h, autoridades locais participam de um pronunciamento oficial, dando abertura às apresentações culturais previstas para a noite, com artistas e grupos da própria Flona e convidados.
A programação musical encerra o dia em clima de festa. Às 21h, o pré-show fica por conta da banda Forró dos Moleques. Já à meia-noite, a banda Ritmos sobe ao palco.
