
Personagens da série ‘Criciúma: 100 Anos de Vida’
NSC TV/Reprodução
A série especial da NSC TV “Criciúma: 100 Anos de Vida” mostrou em seis episódios histórias de pessoas que contribuíram para a construção da cidade ao longo do último século.
Exibida no Jornal do Almoço e no Bom Dia Santa Catarina, produção resgatou memórias, trajetórias e iniciativas que refletem a diversidade, a cultura e o espírito comunitário do município.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O primeiro episódio acompanhou Adilson Lima Soratto, 41 anos, e seu filho Benício de 3 anos, moradores do Centro, mostrando a relação de pai e filho com o Criciúma Esporte Clube. Entre lembranças de arquibancadas e gols, Adilson destacou a importância de investir na educação do filho e a qualidade de vida na cidade.
Criciúma 100 Anos de Vida: 1º episódio conta parceria pai e filho apaixonados pelo Tigre
O segundo episódio apresentou Wadissuavo Milack, que completou 100 anos no dia 25 de setembro, dividindo memórias de infância, trabalho e devoção religiosa, e refletindo sobre as transformações de Criciúma ao longo de um século.
Criciúma 100 Anos de Vida: 2º episódio conta história de um morador centenário
O terceiro episódio contou a história de Edrovaldo Jaques, conhecido como palhaço Patatesta, que há mais de 10 anos organiza eventos beneficentes para crianças na comunidade Tereza Cristina, reforçando o espírito solidário e a importância da educação e do cuidado social.
Criciúma 100 Anos de Vida: 3º episódio traz voluntário da comunidade Tereza Cristina
O quarto episódio trouxe Normélia Ondina Lalau de Farias, professora e referência negra na cidade, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neab). Ela falou sobre os desafios enfrentados ao longo da carreira e sobre o papel da educação, da pesquisa e da inovação para a comunidade criciumense.
Criciúma 100 Anos de Vida: 4º episódio traz a representatividade de Normelia Lalau Farias
O quinto episódio foi dedicado a Dona Benta, centenária e ex-escolhedeira, que compartilhou memórias da infância, do trabalho nas minas de carvão e da vida no bairro São Sebastião, celebrando a própria trajetória junto com o centenário da cidade.
Criciúma 100 anos de vida: conheça a centenária Dona Benta
O último episódio, que foi exibido no dia 4 de novembro, data oficial do aniversário de Criciúma, mostrou a história do bairro Juventude, através de uma mulher que cresceu no local e hoje trabalha na comunidade, evidenciando o impacto transformador do bairro na vida de seus moradores.
Criciúma 100 Anos de Vida: 6º episódio conta a jornada de Richieli da Silva
