Skip to content
04/11/2025
  • Política de Privacidade
IGUATEMI INFORMA

IGUATEMI INFORMA

As principais notícias de Iguatemi e região

cropped-images.png
Primary Menu
  • Política de Privacidade
OUÇA A RADIO AO VIVO
  • Home
  • Economia
  • Haddad defende ‘asfixia financeira’ ao crime organizado e manda recado a Cláudio Castro
  • Economia

Haddad defende ‘asfixia financeira’ ao crime organizado e manda recado a Cláudio Castro

IGUATEMI INFORMA 31/10/2025
2025-08-28t143910z-36367313-rc2egga38942-rtrmadp-3-brazil-fuel-crime-1

Haddad defende ‘asfixia financeira’ ao crime organizado e manda recado a Cláudio Castro
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (31) que é necessário “asfixiar” financeiramente o crime organizado.
Ele mandou um recado a Cláudio Castro (PL), pedindo que o governador do Rio de Janeiro mobilize a bancada de seu partido na Câmara dos Deputados em apoio à aprovação do projeto que endurece as regras contra o devedor contumaz.
🔎 O devedor contumaz é o contribuinte que, de forma deliberada e recorrente, deixa de pagar impostos com o objetivo de burlar a legislação tributária.
No contexto das megaoperações contra o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro, e contra o PCC, na Faria Lima, o ministro da Fazenda afirmou que, por trás desse tipo de sonegador, está o crime organizado.
Segundo Haddad, há ações em andamento, em nível federal, para combater os lucros das facções — incluindo aqueles obtidos por meio de atividades no setor de combustíveis.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
“Essa é uma das principais fontes de financiamento do crime organizado no Rio”, afirmou. “Além da questão territorial — de cumprir mandado de prisão —, se não asfixiar o financiamento, não vai dar certo. Nós temos que entrar por cima, combatendo e asfixiando.”
Em entrevista a jornalistas no escritório do Ministério da Fazenda, em São Paulo, Haddad defendeu o projeto que endurece regras contra o devedor contumaz como uma medida efetiva no combate à atuação das facções.
“Essa é uma palavra chique para falar de sonegador. E, por trás de sonegador, o que tem, na verdade, é o crime organizado”, declarou. “Ele se vale de estratégias jurídicas fraudulentas para evitar que as autoridades cheguem às pessoas que estão lavando dinheiro em supostas atividades lícitas.”
Haddad afirmou que, em geral, a origem do crime organizado é ilícita, mas procura se misturar com atividades lícitas para lavar dinheiro. Ele deu como exemplo postos de gasolina, motéis e determinadas franquias de lojas utilizadas para ocultar recursos.
“Então, é muito importante que o partido do governador Cláudio Castro [PL] não vote contra o projeto sobre o devedor contumaz como fez nesta semana”, disse o ministro.
Na quinta-feira (30), a Câmara aprovou o regime de urgência para o projeto que combate os grandes devedores de impostos. O texto, que já havia recebido o aval do Senado, deve ser levado em breve ao plenário pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), segundo Haddad.
Na votação pela urgência do projeto, o PL foi o partido com maior número de votos contrários: 35 deputados foram contra, enquanto 30 foram favoráveis. (veja os nomes mais abaixo)
“Eu quero dizer ao governador Cláudio Castro com toda clareza: uma boa parte do crime organizado do Rio de Janeiro, especificamente do estado, está se escondendo por trás dessas estratégias jurídicas que esta lei visa coibir”, afirmou o ministro da Fazenda.

Fernando Haddad durante coletiva sobre megaoperação contra o PCC
Jorge Silva/Reuters

About the Author

IGUATEMI INFORMA

Administrator

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Empréstimos ilegais e ameaças: agiota que extorquia vítimas é preso com carros de luxo em Divinópolis
Next: Estudante mostra como se divertir sem telas em Divinópolis: ‘Vamos largar o tablet e brincar?’

Você pode ter perdido

whatsapp-image-2025-11-04-at-073610
  • Oeste e Sudoeste

Trabalhador é atropelado por motociclista sem CNH enquanto sinalizava trânsito na BR-354

IGUATEMI INFORMA 04/11/2025
mutiraoirpf800
  • Economia

Comissão do Senado adia análise de isenção de IR para até R$ 5 mil

IGUATEMI INFORMA 04/11/2025
  • Economia

Aneel adia avaliação de processo que pode levar à cassação da concessão da Enel São Paulo

IGUATEMI INFORMA 04/11/2025
ceu-nuvens-previsao-do-tempo-cidade-divinopolis
  • Oeste e Sudoeste

IBGE divulga os nomes e sobrenomes mais comuns em Divinópolis; veja lista

IGUATEMI INFORMA 04/11/2025
Copyright © Todos os direitos reservados. | MoreNews by AF themes.